top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndreia Previtali

Projeto Circo Social


A arte circense como ferramenta de transformação social





Com produção de Andréia Previtali, coprodução da Cia. Teatro da Recusa e Ponto de Cultura MAP², a Oficina de Circo para pais e crianças com idades a partir dos 7 anos funcionou de março a dezembro de 2019. A atividade fez parte do Projeto Picadeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e teve a intenção de fomentar o circo social na cidade de Pres. Venceslau.

Os pais e educadores estão conscientes sobre a importância de oferecer as crianças e adolescentes significativas experiências de movimentos e vivências artísticas. A arte do circo é a forma escolhida para fornecer as crianças, adolescentes e adultos estas experiências, pois trabalham ao mesmo tempo e de maneira dinâmica conceitos como desenvolvimento motor, percepção, espaço temporal, ritmo, lateralidade, socialização e alto estilo.

Os horários livres para as aulas e treinos ocorreram no CEU das Artes, localizado na Rua Olavo Bilac, 124, Bairro Antônio Daraia.

Das modalidades oferecidas: aulas de malabares, equilíbrio (monociclo, perna de pau, arame), acrobacia de solo e aérea, saltos acrobáticos, cama elástica, trapézio, lira, tecido liso e artes da palhaçaria.

O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, danças, cenografia e figurino apropriados que encantam o público; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos. E hoje existe essa possibilidade de ensinar as pessoas que não são de famílias circenses (porque esses ensinos só eram passados para famílias tradicionais de circo, de geração em geração).

Este projeto visa educar pela Arte Circense, a finalidade é integrar, sociabilizar os participantes na comunidade onde vivem. Além de ensinar a técnica de Arte Circense será passado um ensinamento de vida aos participantes.
4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page