top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndreia Previtali

Ida ao Teatro, 2018


Projeto idealizado por Andréia Previtali e produzido pela Cia. Teatro da Recusa, em parceria com Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura de Presidente Venceslau/SP





O projeto pretendeu aproximar a estética teatral do cotidiano escolar do publico matriculado no 4° e 5° ano das escolas publicas da rede municipal de Pres. Venceslau. Sendo assim:

- Proporcionar enriquecimento da vida de maneira criativa e humanizada, por intermédio do teatro.

- Apresentar a estética da linguagem do teatro de bonecos.


A ida ao teatro é extra cotidiano em relação à rotina escolar, mas ela pode ser transformada em oportunidade para criar uma situação de ensino/aprendizagem, na qual a descoberta e a construção de conhecimento estejam presentes, através da preparação antes da ida ao teatro e na volta à escola.

Os espaços culturais na cidade são ilhas de liberdade da ocupação da fantasia pela mídia e a sociedade de consumo. Ir a exposições e espetáculos de teatro e música é ensinar à criança e ao jovem que, além das áreas verdes, há espaços na cidade que merecem ser visitados. O projeto Ida ao Teatro pretende contribuir para que o teatro se transforme em mais uma opção de cultura e arte na escola. Ao mesmo tempo, que costuramos esta parceria colocamos também o foco deste trabalho na autonomia das relações espectador/ator, professor/aluno e aluno/aluno.

A construção de conhecimento propiciada pela ida ao teatro será uma experiência sensível e a consciência de seu valor será conquistada. A autonomia refere-se à construção de sentido que nasce a partir da experiência sensível, a elaboração de significações que constituem o ato pessoal e intransferível do espectador. Esta autonomia precisa ser construída. As vezes, para muitos, esta é a primeira oportunidade de conhecer o teatro da cidade. De onde saímos, para onde vamos? Quanto tempo leva o percurso? Vamos juntos embarcar nesta jornada rumo à descoberta, ao lúdico e a arte? Garanta seu horário, a Ida ao Teatro vai começar.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page